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A relevância no uso de Personas em ambientes de Inteligência Artificial (IA), como URAs e Chatbots, para representar uma empresa ou marca

A importância na elaboração de Personagens específicas, conhecidas como Personas, que sejam capazes de reproduzir e manter características humanas quando uma determinada empresa interage com seu cliente, decorre do fato de que o ser humano entende melhor e se comunica mais eficazmente se suas relações forem intermediadas pela imagem humana, mesmo que em meios digitais ou virtuais.

Talvez seja por isso que os meios audiovisuais, como o cinema e a televisão, tenham ganhado tanto destaque e importância nos últimos tempos. Foi pelo uso e promoção da imagem humana, por meio das estrelas e astros de cinema, que a indústria e o comércio foram alavancados atingindo proporções globais. A vinculação entre o produto e determinada imagem de uma celebridade, especialmente a imagem do rosto, parece facilitar a empatia, o acesso, o interesse e a confiança que o cliente possa ter ao produto ou marca veiculada.

Esse fato vale também para as práticas de pós-venda, ou pós-contratação de um serviço, como tv a cabo ou telefonia celular, por exemplo. A prática atual de criação das URAs mais humanizadas, como por exemplo aquelas gravadas com vozes de atores e atrizes reais, ou ainda pela criação de um avatar detentor de características físicas e psicológicas humanas, cuja vida se limitará ao ambiente virtual, parece justificar essa demanda pela necessidade constante da presença humana, via imagem humana.

A aplicação da imagem humana atrelada a produtos e celebridades, além de promoverem o mundo dos negócios, tem resignificado o modo como as pessoas interagem em seu dia-a-dia, desde as relações familiares até as relações entre consumidor e marca, por exemplo. Talvez, por isso, com o avanço da tecnologia da informação, uma atenção maior esteja sendo dada à necessidade de se criar mecanismos tecnológicos capazes de auxiliar os humanos na tarefa de interagir e resolver problemas, vender, e informar. Daí a necessidade de as empresas estarem antenadas nessa tendência tecnológica atual e acompanharem o desenvolvimento dos modernos Chatbots e Assistentes Virtuais.

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